TEORIA MUSICAL NO ENSINO DAS OPERAÇÕES DE DIVISÃO, MULTIPLICAÇÃO E ADIÇÃO DE NÚMEROS FRACIONÁRIOS
Resumo
O objetivo deste trabalho foi desenvolver um método de ensino de divisão, multiplicação e adição de frações que se baseasse na interdisciplinaridade e transversalidade com a Teoria Musical e aplicá-lo em uma sala do Ensino Fundamental, para assim investigar a efetividade de tal método. Através da revisão bibliográfica de métodos anteriores que relacionaram a Teoria Musical e a Matemática, ocorreu a elaboração de um material específico para a aplicação na sala de 9° ano onde se deu esta pesquisa. Este material foi composto de avaliações de sondagem inicial e final. Também envolveu uma apostila com um capítulo dedicado à divisão e a duração relativa das figuras musicais., à multiplicação e a duração absoluta das figuras musicais e à adição e as ligaduras. As explicações e exercícios do material envolveram o método tradicional de ensino aliado às explicações com simbologia musical, buscando assim revisar e ensinar as operações de modo concreto e aplicável. Ao final da pesquisa notou-se que o método desenvolvido para a aplicação conseguiu que os alunos obtivessem melhores resultados na divisão e multiplicação de frações. Entretanto, na adição de frações não houve a melhora esperada nos resultados da lista de sondagem inicial comparados aos da lista inicial.