Resumo
Este artigo trata da linguagem do teatro de sombras, manifestação artística muito antiga onde ocorre a animação de objetos, corpo ou silhueta entre uma fonte de luz e uma tela. Especificamente, sobre o teatro de sombras no trabalho lúdico na educação infantil, as influências e as percepções das crianças e do educador. 0 teatro é uma ação de vivenciar o corpo em uma situação de liberdade. As crianças dramatizam brincando, jogando com o corpo e agindo por motivação. 0 teatro usa a imagem, a voz, o corpo, o espaço e o tempo. 0 teatro de sombras, sendo uma linguagem do teatro, nos revela o encantamento através da ludicidade, aguçando o imaginário, que instiga a curiosidade das pessoas, principalmente crianças que estão se adentrando ao mundo da Educação Infantil. Neste sentido, a luz apresenta fenômenos que despertam muito interesse nas crianças e as atividades são possíveis de serem realizadas em diversas realidades escolares. 0 teatro infantil, assim, possui valor educativo para as crianças, desde o momento da preparação, na imaginação, cooperação, onde são desenvolvidas e aprimoradas capacidades psicossociais e também a sua personalidade. Concluiu-se que as atividades teatrais na escola são instrumento de aprendizagem. Abordar o teatro na escola não é promover o espetáculo, nem a formação de artistas e sim, possibilitar que os alunos consigam solucionar conflitos referentes ao ambiente escolar e se preparar para a interação social.