REFLEXÕES DIDÁTICAS E METODOLÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA WALDORF
Resumo
Trata-se de um trabalho de revisão bibliográfica que buscou investigar as metodologias e didáticas aplicadas na Pedagogia Waldorf e nas práticas educativas de Paulo Freire, compreender esses sistemas promoveu novas possibilidades de desenvolver uma educação voltada para liberdade do ser humano, ao analisar a importância do professor e do aluno em relação ao ensino-aprendizagem e ao observar a necessidade de mudanças em alguns aspectos culturais como a questão relacionada A. aplicação dos conteúdos fragmentados ou interdisciplinaridade e a relação de gênero durante a pratica educativa no ambiente escolar, o atual estudo trás as estratégias utilizadas nesses processos pedagógicos como ferramenta de renovação nos conceitos formados pela docência do sistema tradicional, busca inter-relacionar os sistemas analisados e colocar a educação física como ferramenta de integração de conteúdos e realidade cotidiana dos educadores e educandos, a partir de reflexões formadas pelas pesquisas que fomentaram e embasaram os conceitos aqui apresentados, o leitor pode refletir juntamente com a escrita e proporcionarrelativas mudanças na sua forma de educar, promovendo autoconhecimento gerando a partir destas, mais possibilidades para atuar em sua docência. Destaca a relação aluno-professor, teoria e prática, autoridade e liberdade, como ponto de partida de uma formação não mecanicista, a criatividade e imaginação somada com a curiosidade e criticidade epistemológica são fundamentais para esse processo educacional.