PROCESSO HISTÓRICO DA ESCOLARIZAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL
Resumo
Este artigo apresenta o processo histórico da educação dos surdos no Brasil e no mundo, buscando mostrar desde os primórdios os caminhos desse processo. O objetivo deste trabalho é analisar a história da educação dos surdos e também sobre a história da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Descobrindo como surgiu, quando surgiu e o porquê da mesma existir, sua finalidade. A pesquisa destaca, então, importantes pistas metodológicas de ensino e a própria evolução da identidade surda no contexto histórico de uma sociedade com maioria ouvinte. O resultado da construção dos dados tem sido desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e de outros artigos, no sentido de apreender o conhecimento neles existentes, para análise e reflexão, para enfim adquirir sabedoria, para respeitar e poder educar as crianças surdas para que as mesma possam viver plenamente entre nós ouvintes e com os mesmos direitos e deveres, ser respeitado como um verdadeiro cidadão. A pesquisa é finalizada com discussões a respeito da inclusão, especificamente, neste trabalho, para surdos.