Resumo
Este trabalho de revisão de literatura leva em consideração o fato de que o ambiente escolar sempre se apresentou como ambiente propício para o processo de aprendizagens significativas que ajudam os alunos a adquirirem habilidades que os auxiliem a resolver problemas com competência. De forma geral, o desenvolvimento de habilidades deve ser o que cada disciplina escolar deve buscar em consonância com o Projeto Político e Pedagógico da escola. Assim, durante muito tempo no Brasil, as aulas de Educação Física nas escolas, tanto públicas quanto particulares, têm ficado à margem do processo educacional de ensino e aprendizagem
das demais disciplinas. Na utilização dos jogos coletivos, como o vôlei, é proporcionado aos alunos habilidades que os ajudem a pensar mais rapidamente durante a prática do jogo, ampliando seu repertório motor de forma a pensar antes de agir. O tempo de ação/reação é muito importante no desenvolvimento de qualquer atividade e, no exercício dessa prática, se espera que os alunos sejam levados durante todo o tempo a pensar em tudo que executaram, procurando sempre melhorar e se adequar as situações problemas. Assim, através da revisão de literatura se pode entender que através do treinamento contínuo, além de possibilitar o desenvolvimento da técnica, da tática e física dos alunos, há a possibilidade de auxiliá-lo, também, nas tomadas de decisão em outros aspectos da vida. Os jogos coletivos, como o vôlei
e outras atividades desenvolvidas nas aulas de educação física, dependendo da
intencionalidade docente, podem ajudar no desenvolvimento da capacidade psicomotora, cognitiva e, além disto, no processo de socialização, nos relacionamentos interpessoais.