O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO SUPORTE ÀS AULAS DURANTE UMA SITUAÇÃO DE ISOLAMENTO SOCIAL
Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar o que são as metodologias ativas e como se dá o ensino híbrido para a realização de aulas durante a atual situação de isolamento social, visto que, em meio à quarentena a qual os estudantes e professores se encontram, faz-se necessário um estudo que apresente alguma alternativa de comunicação que seja eficiente entre ambas as partes para que o ensino flua como estava previsto. Este texto é pautado no uso de ferramentas digitais como o Classroom do Google, sugerida pela Secretaria de Educação como apoio à aprendizagem e algumas outras tecnologias. Seu referencial bibliográfico é baseado em um artigo do Professor Moran em que sua proposta evidencia que o aluno assuma o protagonismo nos processos de aprendizagem. Também há grande influência nos pensamentos que o Professor Gleiser traz consigo, onde, dentre outros temas, em seus textos discorre acerca das mutações geradas na humanidade pela pandemia e incentiva fortemente a formação tecnológica dos docentes para que possam traduzir o pensamento científico à educandos de diversas idades e classes sociais. Foi, ainda, levado em conta o que defendem as autoras Pasinato e Vosgerau sobre a aplicação das Metodologias Ativas para conduzir os estudantes à autonomia e ao protagonismo do ensino.