O PAPEL DO LÚDICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O presente trabalho buscou descrever, com base em estudos já realizados nesta
problemática, a influência do lúdico nas aulas de Educação Física nos anos de ensino
Fundamental. Objetiva-se expor, linearmente, o conceito e a adaptação do lúdico no
contexto das aulas de Educação Física, perpassando diversos momentos e fatores, que se alteram pela didática e pelo recurso. Trabalhou-se com o estudo bibliográfico, e o confronto de ideais, conceitos, perspectivas e contribuições que tornaram mais eficiente a elaboração da pesquisa, tendo que se respaldar em fundamentos muito convictos acerca do tema proposto. Verificou-se que o lúdico está intrínseco à própria conduta docente, por intermédio dos jogos, das dinâmicas, dos exercícios de movimento e em atividades que exigem atenção. Nota-se que essa indissociabilidade estabelecida entre a Educação Física e o lúdico gera inúmeros benefícios ao aluno, em suas dimensões socioculturais, fisiológicas e psicológicas, tendo que, por meio da prática que desperta prazer e satisfação, trabalham-se questões essenciais à vida individual e social.