Este trabalho de revisão de literatura leva em consideração que a escola é por excelência um espaço privilegiado para a construção do conhecimento, sobretudo pelas interações possíveis de serem promovidas em seu interior, e que este conhecimento, uma vez apropriado pelo sujeito, constitui-se instrumento de sua autonomia para agir e pensar tem-se então que recuperar o sentido do ensino e com ele, a importância das intervenções. São elas a “alma do processo ensino aprendizagem” e demanda do educador o exercício constante da reflexão e da pesquisa. Os jogos e brincadeiras são instrumentos indispensáveis para a construção do conhecimento na criança da Educação Infantil. Tal a importância do objeto de pesquisa que “brincar” foi tema nos Referenciais Nacionais para a Educação Infantil e permanece na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como área de conhecimento a ser trabalhado com o mesmo cuidado das demais disciplinas. A grande diversidade de atividades que podem ser desenvolvidas nas aulas de educação física garante à disciplina um grande número de situações que podem auxiliar a criança a se desenvolver de maneira global. O desenvolvimento da psicomotricidade pode ser trabalhado, inclusive, e principalmente, na forma de jogos e brincadeiras, que na escola, possuem um caráter lúdico. A revisão de literatura permitiu perceber que o educador deve auxiliar a criança na promoção da consciência do seu próprio corpo, ter a noção do espaço, controle do tempo e adquirir automaticamente controle de seus
próprios movimentos. O professor deve prestar muita atenção no que diz respeito às fases dos desenvolvimentos, e ser um grande mediador da aprendizagem.