Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar os jogos matemáticos como auxílio ao processo de aprendizagem em Matemática para alunos do Ensino Fundamental. A dificuldade apresentada na aprendizagem da Matemática provoca sentimentos de “repulsa” e rejeição nos alunos, em especial, do Ensino Fundamental. Isto se deve muito a um histórico de insucessos em utilizar o conhecimento adquirido. Os referenciais teóricos utilizados serão livros, periódicos, teses, dissertações, relatórios de pesquisa, artigos científicos, etc., virtuais e impressos, revistas especializadas em educação, com ênfase em autores como Smole (2007); Santos, França, Santos (2007); Garcia (2000); Cabral e Moretti (2006); Grando (1997); Vitti (1999); entre outros, que compreendem o tema jogos matemáticos, ensino aprendizagem e lúdico e, também que tratem das características dos alunos do ensino fundamental, da aprendizagem em matemática, etc. Através da revisão de literatura é possível perceber que a inserção dos jogos matemáticos pode auxiliar na redução do “medo” e rejeição dos alunos pela Matemática. Tanto na rotina da sala de aula, quanto em Oficinas com Jogos e mesmo nas aulas vagas ou intervalo, há a possibilidade de o aluno desenvolver habilidades de memorização, concentração e raciocínio lógico. Nos jogos, os alunos perdem o medo de errar, elaboram seu pensamento e tira suas conclusões até finalizar o jogo, sempre de forma prazerosa.