JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANALISE DO TEMA
Resumo
Este trabalho de revisão de literatura leva em consideração que o ensino na Educação Infantil, através de jogos e brincadeiras, quando desenvolvidos com a intencionalidade docente, pode ser um instrumento didático-pedagógico eficiente no desenvolvimento psicomotor e cognitivo das crianças. Os jogos e as brincadeiras praticados durante a infância ajudam a criança a desenvolver habilidades que promovem a coordenação motora, a criatividade, o raciocínio e, também, as habilidades leitora, escritora e a cognição. Na escola, os jogos e as brincadeiras ajudam a criança na construção de conhecimentos mais elaborados e conseguem fazer com que o conhecimento formal se de de forma mais prazerosa. Este trabalho se mostra relevante por oferecer a possibilidade de reflexão sobre a prática docente na educação Infantil. Ressalta a importância de um trabalho didático-pedagógico pensado e planejado. Para tal, se vale da revisão de literatura e da pesquisa qualitativa, que trabalha com descrições, comparações e interpretações e é por isso que este trabalho se define por optar por este tipo de pesquisa, a flexibilidade.