INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, SUAS CONTRIBUIÇÕES RELACIONADAS A CAPOEIRA E O DESENVOLVIMENTO MOTOR NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Resumo
Entende-se que a capoeira é uma modalidade que integra em seus conteúdos ricas possibilidades, sendo um potente instrumento de educação e integração social, podendo ser trabalhado perfeitamente no ambiente escolar, Os profissionais envolvidos com a capoeira na escola conservando um papel significativo nesse processo, onde todos os envolvidos possuam certa sensibilidade pedagógica para trabalhar a capoeira resgatando os seus valores e sua história do povo afro-brasileiro e não apenas como um esporte como todos os outros, e traves de seus conteúdos realçar a socialização da pratica dos alunos, resgatando seus valores importantes como respeito , disciplina, lealdade, amizade, equilíbrio emocional entre outros. No âmbito escolar já se mostrou bastante capaz no aprimoramento das técnicas de educação interdisciplinar buscando através dela um subsídio pedagógico para que esta forma de manifestação cultural seja inserida na grade de ensino regular dessa forma os jovens poderão acessá-la com liberdade e ter suas vidas transformadas positivamente. Sendo um conteúdo que garante aos alunos a socialização na prática, além da seriedade dessas conquistas durante as aulas de capoeira tudo isso é feito através da brincadeira, da música e da ginga. Com muita criatividade e interação, a capoeira na escola também minimiza barreiras, como a timidez ou o nervosismo. Assim, aprendendo a respeitar e percebendo-se valorização, é natural que a criança exerça melhor suas tarefas diárias e sinta-se frequentemente muito bem disposta.
Autor
LEILANE DO CARMO F. PEREIRA / KARINA F. GONÇALVES.