INICIAÇÃO ESPORTIVA ATRAVÉS DOS JOGOS COLETIVOS: ESPORTE FEMININO NO AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
Este trabalho tem como finalidade de analisar como o aluno aprende, utilizando o jogo coletivo como um processo didático pedagógico, para o ensino dos Esportes coletivo. Com objetivo de investigar equipe feminina, pois á maioria dos esportes são praticados por gênero masculino por eles ter mais habilidades e competência. Portando utilizar o jogo coletivo trazendo como benefícios para á inclusão das meninas nos esportes, para melhorar sua capacidades físicas, ajudando elas ter mais autonomia e interagir com o meio social. A revisão bibliográfica foi realizada no município de Avaré-SP e Cerqueira César-SP, São Paulo-SP, onde foi elaborada uma pesquisa para identificar a iniciação no futsal e basquetebol no ambiente escolar, foi realizado por meio de treinamento oferecido pelas escolas. Portando procura-se formas de ensino onde trabalhe a parte cognitivista de urna forma interacionista na fase da iniciação usando o jogo como ferramenta deste processo. Por intermédio da pesquisa de campo, analisou-se 5 (cinco) questões sobre ações de defesa e ataque, analisados através de áudios verificando-se a compreensão de situações de jogo. Com novas tendências pedagógicas busca-se melhorar, novos métodos de ensino e aprendizagem. Auxiliando no domínio corporal e equilíbrio físico ou cognitivo, cabendo ao docente explorar todas as respostas além do desenvolvimento cognitivo, motor, podendo auxiliá-los para melhor desenvolvimento dos alunos.
Autor
TAINAH CRISTINA CELESTINO / FERNANDA NUNES DE CARVALHO