Resumo
0 presente artigo pretende que o aluno compreenda o significado de incógnita para facilitar a resolução de equações de 1° grau. Foram aplicadas atividades de sondagem para ver a real dificuldade dos alunos, calculando e tabulando os dados pude verificar a origem dessa dificuldade, e assim colocar o projeto em prática, com aulas explicando o que é incógnita, para que os alunos compreendessem esse conceito e como seria a resolução de uma equação utilizando a balança. 0 trabalho foi embasado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no Currículo do Estado de São Paulo, no Caderno do aluno e do Professor do Estado de São Paulo e em observa0es em sala de aula. Em um primeiro momento, foi realizada uma atividade diagnóstica para avaliar as dificuldades dos alunos. Observado que existia grande dificuldade de entendimento sobre incógnita, foram aplicados exercícios com letras (a,b,c,...,x,y,z.) e figuras (frutas, automóveis, animais, objetos do dia a dia dos alunos, etc.), esperando que os alunos percebessem que as letras tinham o mesmo sentido das figuras: uma incógnita. Também foi aplicado um jogo com balança, onde os pesos representavam os
números e as incógnitas da equação. Foi possível perceber uma melhora significativa na aprendizagem dos alunos após as aulas que possibilitaram a compreensão do que é incógnita.