INCLUSÃO DE ALUNOS ESPECIAIS: UM DIREITO CONSTITUCIONAL
Resumo
A inclusão de alunos especiais se iniciou no Brasil por volta do século XX. Foi configurada pela concepção medico- pedagógica das escolas e da formação de professores. No século XXI, avançou-se nos estudos em educação especial no Brasil, intensificados pela abertura de cursos de pós-graduação em educação e de ações governamentais especificas para a educação especial, que começaram no ano de 1970. A inclusão é a garantia para que todos tenham acesso continuo ao espaço comum da vida em sociedade, sociedade esta que deve ter uma boa aceitação das diferenças individuais. A tentativa de ruptura das práticas excludentes levou implantação da política de inclusão, tema que vem sendo debatido em vários países, entre eles o Brasil. Hoje a legislação brasileira, esta posicionada pelo atendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais preferencialmente em classes comuns das escolas, em todos os níveis, etapas e modalidades de educação e ensino. A educação especial, portanto, insere-se nos diferentes níveis da educação escolar. O objetivo dessa pesquisa é apresentar como a demanda da educação especial hoje no pais, encontra dificuldade na efetivação das leis que garante o atendimento com qualidade desde publico que vem crescendo constantemente, mas que as políticas não acompanham esse avanço.