FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A ADAPTAÇÃO ESCOLAR DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este estudo foi desenvolvido para analisar os fatores que colaboram para a adaptação escolar da criança na Educação Infantil. A adaptação deve ser vista com uma fase normal e particular de desenvolvimento de elos entre escola, criança e família. Algumas crianças têm facilidade em distanciar-se emocionalmente e fisicamente dos pais, outras não Andrade (2016). Cabe aos educadores estarem cientes que tanto pais quanto filhos apresentam as mesmas emoções em adaptação, cabe então a eles promover um ambiente seguro e aconchegante Borges e Souza (2002). Concluiu-se que a fase de adaptação escolar é um processo difícil, estressante e ao mesmo tempo rico e desafiador. Os familiares devem estar muito seguros ao decidir sobre a inserção dos filhos em escola ou creche. Todo fato novo, gera incômodo, desconfiança, insegurança, a principio, mas deve ser trabalhado para que ocorra a conformação necessária e não é diferente para a criança ingressa no âmbito escolar (CRISTOFOLETI; CAMPOS 2016).