ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS EM ALUNOS COM TDAH
Resumo
O cérebro humano é um órgão complexo que vive em constante trabalho e mudanças e é responsável pelo controle de praticamente todas as funções corporais. A infância é um período de desenvolvimento cerebral e de diversas habilidades, entre elas as relacionadas com as funções executivas, que são fundamentais para o gerenciamento dos diferentes aspectos da vida com autonomia, autorresponsabilidade, independência e inserção social. O não desenvolvimento adequado das funções executivas gera as disfunções executivas, com déficits de desenvolvimento de habilidades fundamentais para o processo de aprendizagem e sucesso
na fase escolar. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade se caracteriza por
disfunções executivas importantes, necessitando de estratégias específicas de intervenção para este desenvolvimento. A fim de auxiliar na disseminação de conhecimento específico acerca do TDAH e o trabalho de pais e professores, reduzindo o fracasso escolar e social destes indivíduos, o presente estudo realizou uma revisão narrativa da literatura especializada (Google Acadêmico, PubMed, livros, revistas e sites em geral) para este breve levantamento das estratégias de intervenção do educador no desenvolvimento das habilidades executivas em alunos com TDAH.