EDUCAÇÃO FÍSICA E O PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL: UM PLANO DE AULA
Resumo
Entendendo a educação como direito de todos, este trabalho apresenta a Educação Física como disciplina que pode contribuir com a Inclusão Educacional. O desenvolvimento de atividades que possibilitem a interação entre os alunos e possam favorecer a aprendizagem de todas as crianças, sem nenhuma distinção, dando maior autonomia e aprendizagem de forma prazerosa. A escola, comprometida com as mudanças da contemporaneidade e também com a transformação de uma sociedade discriminatória e injusta para uma igualitária onde a cidadania atinja seu sentido mais efetivo, que é o conhecimento das diversidades e o respeito a elas. Os educadores devem buscar no conhecimento formas para planejar os currículos escolares de forma
que estes atendam aos anseios sociais. A revisão de literatura permitiu o conhecimento de que o profissional de Educação física deve estar comprometido com o Projeto Político Pedagógico da escola e ajudar na construção de uma escola cidadã e, se a cidadania prevê a participação de todos, a educação física deve atender a todos os alunos, em especial, aqueles que são excluídos do processo de ensino e aprendizagem por necessitarem de atenção especial ou possuírem características físicas, emocionais, psicológicas que as diferenciem das demais. Através do
planejamento consciente e da atuação mediadora, o docente pode colaborar com o processo de inclusão de forma efetiva. No desenvolvimento do plano de aula e sua execução percebe-se o fundamento da docência, que é oportunizar o desenvolvimento de habilidades efetivas a todos os alunos.