CONTOS DE FADAS E SUAS RELEVÂNCIAS PARA AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Fundamentar a importância do trabalho pedagógico com contos de fadas da literatura infantil e o estímulo à leitura como prática habitual no decorrer da idade, em que todos os costumes e práticas são formados, ou seja, na infância, é o objetivo proposto por este artigo. Nesta perspectiva, a bibliografia infantil é uma via para a imaginação, sensações e vivências de modo significante e aprazível, sendo os contos de fadas, apreciados na infância, considerados auxiliadores no desenvolvimento das crianças em diversos aspectos tais como psicológico, cognitivo, emocional e cultural. Deste modo, a literatura infantil assiduamente presente nas escolas reflete uma incitação significativa ao aprendizado e aquisição da habilidade de leitura, além de ser uma manifestação de afeto entre o binômio aluno e professor, fomento à criatividade, fantasia e imaginação, caracterizando uma aprendizagem lúdica e colaborativa na
formação do ser humano. Destarte, o presente estudo tem como base a pesquisa bibliográfica pautada na análise qualitativa fundamentada pelos principais autores nesta esfera, a fim de reconhecer os contos de fadas na literatura infantil e certificar seus gigantescos pesos e colaborações no desenvolvimento e aprendizagem infantil.