ATIVIDADES LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DOS ALUNOS NO ENSINO INFANTIL
Resumo
A Psicomotricidade Infantil é de suma importância para detectar os atrasos no desenvolvimento físico, motor, social, psicológico e cognitivo da criança. O objetivo do presente estudo foi identificar os benefícios das atividades lúdicas para o desenvolvimento psicomotor dos alunos no ensino infantil. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, embasada em livros e artigos científicos de revistas acadêmicas. Verificou-se um maior desenvolvimento no equilíbrio dinâmico e um menor desenvolvimento na lateralidade, onde as crianças tiveram dificuldade em reconhecer os lados direito e esquerdo. Conclui-se que as crianças estão em pleno desenvolvimento psicomotor e que as atividades físicas escolares devem ser abordadas de acordo com seu grau de maturação. Constatou-se que devemos respeitar e compreender as fases e estágios do desenvolvimento criança, para que a mesma compreenda as atividades de forma que melhorem seu cognitivo, sua socialização e suas capacidades motoras. A pesquisa foi realizada em uma escola privada de ensino infantil na cidade de Avaré. Foram avaliados nas aulas dez alunos, sendo 6 meninos e 4 meninas. Os alunos desenvolveram muito suas áreas psicomotoras, mas o que se destacou foi o equilíbrio dinâmico. Os resultados foram além do esperado, em que as crianças responderam muito bem aos nossos estímulos e conseguimos também melhorar o lado social e afetivo desses alunos.