A LEITURA COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DE ALUNOS CRÍTICOS DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
Resumo
Este artigo tem o intuito de investigar como os professores podem estimular a criticidade por meio da leitura, em alunos do 50 ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, em face das novas demandas da Base Nacional Comum Curricular, aliada ao uso da tecnologia em sala de aula. Busca-se investigar como a leitura pode ser trabalhada para desenvolver no aluno a criticidade, na perspectiva da abordagem de letramento sobre o desenvolvimento das habilidades de leitura. Cada um desses pontos será discorrido a fim de mostrar ao leitor como podem auxiliar o professor e como as habilidades de leitura são capazes de transformar o indivíduo, quando compreendemos que as práticas de leitura vão além da decodificação dos signos. Esta pesquisa foi baseada em diversos autores como Freire, So16, Soares, Kramer e Lipman, assim como os documentos oficiais BNCC e LDB. Os métodos utilizados aqui foram descritivos, explicativos e exploratórios. Foi constatado COM esta pesquisa que no existe uma fórmula pronta capaz de despertar no aluno a criticidade e que esse trabalho vai depender de como o professor trabalha para despertar essas capacidades e habilidades, pois cada indivíduo tem suas especificidades.