A INFLUÊNCIA FAMILIAR NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM SURDEZ
Resumo
O presente estudo apresenta reflexões em torno da influência familiar na aprendizagem da criança com surdez. Frente a isto, a pesquisa parte primeiramente da abordagem do contexto geral da surdez, enfatizando a identidade surda, a fim de melhor compreender como as crianças com necessidades educativas especiais foram tratadas ao longo do tempo e como esse processo vem acontecendo atualmente. Nessa perspectiva de entendimento, o estudo busca também informações sobre a inclusão e o papel da família e da escola nesse processo, priorizando como ocorre o ensino-aprendizagem dos alunos surdos, dando ênfase ao papel do educador nesse processo, o qual deve buscar técnicas e métodos facilitadores para tornar essa aprendizagem satisfatória, além de unir seus esforços à família, favorecendo a superação das dificuldades dos alunos e promovendo a integração desses alunos no ensino regular. Para isso, busca um embasamento teórico em diversas literaturas alusivas ao tema em questão, permitindo uma visão mais ampla sobre o assunto.