Resumo
A indisciplina e a violência, é claramente algo que ocorre no dia a dia do ambiente escolar, trazendo preocupação para os pais e professores. O objetivo desse estudo é apresentar, através de um estudo teórico, sugestões pedagógicas, para a inserção dos ensinamentos do judô corno conteúdo escolar no Ensino Fundamental 11, a fim de diminuir a indisciplina e a violência, pois são fatores recorrentes em meio escolar. O judô é uma arte marcial que pode ser uma excelente alternativa para amenizar esses problemas escolares, pois os alunos estão em uma fase que passam por inúmeras transformações biológicas e psicológicas, causando desentendimentos, conflitos com outros alunos, professores e familiares é uma atividade que serve de meio para a formação das pessoas. Essa arte marcial não deve ser compreendida apenas por meio dos seus gestos técnicos e esportivos. É uma arte marcial, em que encontramos suas verdadeiras essências. O judô proporciona benefícios ao desenvolvimento físico, do espírito e mente, além de ser um esporte que tem corno base princípios éticos e morais, obediência as regras e urna boa conduta de seus praticantes, transformando-os não necessariamente em grandes campeões, mas em verdadeiros indivíduos. Este trabalho pretende promover uma conscientização das possibilidades de desenvolvimento do judô, como proposta de ensino nas escolas, dentro das aulas de Educação Física. Diante disso propõem-se que estudos sejam realizados com o intuito de ampliar novas sugestões para a questão literária discutida atualmente.