A INFLUÊNCIA DA EMOÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar como as emoções influenciam na aprendizagem e identificar o que o docente pode fazer para que essas emoções interfiram de forma menos prejudicial na aprendizagem. Pretende-se aqui compreender como trabalhar com os alunos se suas emoções estiverem abaladas, sendo interligadas com o humor, a memória e sentimentos. As emoções, quando muito alteradas, podem gerar um impacto negativo diante da aprendizagem. Logo, é importante analisar a importância do profissional da educação (professor) e sua mediação diante dos conflitos nos sentimentos do educando. Entretanto,
através de alguns estudos bibliográficos de alguns autores como Damásio, Moreira, Castro, Fonseca e Franco, frisa-se a importância da mediação do professor em sala. O conhecimento que o educador tem, muitas vezes não basta. Há por trás o vínculo que precisa ser estabelecido entre o professor e o aluno e, muitas vezes, a compreensão de como a criança pode ser motivada a aprender. Para tanto é importante que o professor tem conhecimento de algumas teorias do conhecimento. Sabe-se que criança é um indivíduo inserido na sociedade e que precisa ter uma base forte desde a educação infantil para que ela saiba viver em sociedade com autonomia.