A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE PARA A CRIANÇA COM TRANTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
Este trabalho traz o estudo sobre crianças com Transtorno do Espectro Autista e como a ludicidade pode trazer benefícios às mesmas no contexto escolar. Sabe-se que através do estímulo da brincadeira a criança pode se desenvolver com maior facilidade, e não é diferente com crianças autistas, afinal o lúdico está ligado a muitas formas de aprendizagem, desde muito pequenas. O desafio dos profissionais da educação é muito grande diante das limitações na sua formação, inicial e continuada, a esse respeito. Deste modo, esta pesquisa procura trazer algumas contribuições sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), abordando conceitos, características e dados sobre esse tema. O trabalho procurou evidenciar também o papel da ludicidade no processo da construção do conhecimento da criança com TEA através da metodologia da pesquisa bibliográfica. A interação família-escola também se mostrou de extrema importância para que haja êxito na aprendizagem de forma integral, podendo participar ativamente desse contexto de socialização e desenvolvimento da criança.