A DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO QUALIFICADOR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal, a reflexão sobre o papel da Didática na formação do professor dos anos iniciais. A Didática no curso de Pedagogia é muito mais do que o simples conceito de ensinar a ensinar, tendo ela um significado muito mais abrangente, transcendendo as quatro paredes da sala de aula, tendo como principal objeto de estudo o ensino-aprendizagem, a Didática está sempre presente direta ou indiretamente no relacionamento interpessoal, sendo o componente afetivo essencial nesse processo, principalmente para os alunos dos anos iniciais. A didática sendo conhecida, aprendida e aplicada, funcionará como elemento favorável para a construção do processo educacional, assim como já propunha no século XVII o pai da didática Comênios, "ensinar tudo a todos". A Didática não foi criada para "ensinar" como um professor deve se vestir ou se portar diante da sala de aula, ela vai além de como a imagem (vestimenta) do professor ou sua forma de apagar a lousa deve ser vista por parte dos alunos dos anos iniciais, é claro que um traje inadequado e desconfortável irá desfavorecer a interação ensino-aprendizagem, tomando o objetivo principal inexequível.