Resumo
O presente trabalho trouxe como proposta a realização de pesquisa bibliográfica cujo tema foi a Inclusão Escolar da criança com Trissomia 21 na Educação Infantil. Buscou-se evidenciar a importância da Educação Inclusiva, visto que nas últimas décadas, após inúmeros acordos internacionais sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, como a Declaração mundial sobre educação para todos, realizada em Jomtien, em 1990 e a Declaração de Salamanca, em 1994, tornou-se evidente que tais políticas públicas exigem ações concretas nesse sentido, em especial, às voltadas à Educação Básica. Por esse motivo, esta pesquisa buscou trazer considerações, em especial, da criança com a Trissomia 21, com o intuito de trazer elementos que responda ao questionamento: “O que o professor deve conhecer sobre um aluno com Trissomia 21, na Educação Infantil, na perspectiva da Educação Inclusiva?” Por este motivo, a análise sobre a importância da Inclusão e da Educação Infantil e a descrição das características dessa criança, tornou-se o objetivo do presente trabalho. Mostrou-se importante para evidenciar que esse aluno pode alcançar importantes avanços no seu desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo quando inserido na Educação Infantil, sendo necessários adequações e planejamentos direcionados à criança para que as experiências sejam bem sucedidas.