REFLEXÕES METODOLÓGICAS APLICADAS NO ENSINO DO VOLEIBOL NO ÂMBITO ESCOLAR COM MENINAS DE 14 A 17 ANOS .
Resumo
Este trabalho tem a perspectiva de identificar quais propostas metodológicas que podem contribuir para o ensino do voleibol. Foi realizada uma pesquisa de campo para refletirmos sobre dois métodos que podem ser aplicados na iniciação do voleibol.0 estudo contou com 8 meninas de 14 a 17 anos que fazem parte da turma de treinamento de uma escola Estadual da cidade de Cerqueira-César-SP, os métodos investigados foram analítico onde os alunos fazem movimentos repetitivos em buscada perfeição do gesto motor e nos fundamentos da modalidade, e o método global, onde as atividades são desenvolvidas em situações problemas ligadas ao jogo dentro da modalidade pesquisada. A proposta consistiu em fazer que os alunos gostem do esporte, e investigar qual método traz melhor entendimento para o aluno sobre a modalidade proposta a ser praticada. Foi utilizado como ferramenta para esta pesquisa um questionário com cinco perguntas abertas, contando ainda com alguns materiais. Obteve-se como resultado que para turmas de treinamento que estão iniciando uma modalidade esportiva os dois métodos são eficazes, porém para aplicá-los deve-se levar em consideração as características de seus alunos, como também, observou-se os diferentes tipos de comportamentos das alunas diante dos métodos.