BULLYING NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO GÊNERO FEMININO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumo
Atualmente sabe-se que as aulas de Educação Física são de suma importância tanto para o desenvolvimento pessoal do aluno, quanto para promover uma interação. Entretanto, juntamente com a aplicação de exercícios nas aulas, tem-se notado práticas de bullying entre os alunos, sobretudo com vítimas alunas do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental Il. Diante deste quadro, o presente estudo tem como objetivo evidenciar através de uma revisão bibliográfica as diferentes formas de conflitos, em alunas do Ensino fundamental II, identificar quais as consequências que podem ocorrer, buscando informações necessárias para esclarecer o que é o bullying, como acontece nas escolas, qual a realidade dos alunos e como os professores durante as próprias aulas, podem identificar possíveis vitimas e agressores, quais os problemas para o processo de ensino e aprendizagem. Diante desse estudo, verificou-se que, é fundamental adequar as aulas de Educação Física e também é necessário que todas caminhem juntos, escola, família e professores, assim será possível que os alunos se sintam mais confiantes para enfrentar, possíveis problemas como o bullying e possíveis medidas a serem tomadas perante as aulas de Educação Física com o intuito de diminuir essa prática e promover a igualdade e a cooperação entre os alunos.
Autor
ADRIANA DE OLIVEIRA BENICASA/ERICA APARECIDA DE LIMA