Resumo
Esta pesquisa surgiu do interesse pela importância e possibilidade de acesso ao conhecimento sob os conceitos da inclusão dos Esportes Radicais no Ensino fundamental II na modalidade do le parkour. Pode ser o caminho para uma aprendizagem mais consciente sobre o tema, mais atrativa e que proporcione atividades diversificadas ao aluno na disciplina de Educação Física. A Inclusão dos esportes radicais tem como objetivo incluir a modalidade e que possa contribuir no trabalho dos professores para que possam trazer novas atividades aos alunos, e levar novas propostas às aulas, reconhecendo as mudanças e evoluções esportivas atuais, e tendo a consciência de que quanto maior o número de atividades proporcionadas aos alunos, maiores as chances deles adotarem uma atividade ou esporte regularmente, tendo um estilo de vida mais saudável. A pesquisa foi desenvolvida por meio de revisão de literatura, utilizando fontes acadêmicas como, artigos científicos, literatura impressa e virtual, entre outros acervos, abordando como a Educação Física se desenvolveu historicamente, acompanhando as mudanças da sociedade, e sabendo que os esportes radicais são uni fenômeno contemporâneo de grande apresentação e divulgação pela mídia. Assim, teve-se a preocupação de levar essa temática às aulas, através de aulas teóricas e práticas. Com isso, pode-se reconhecer a importância dessa temática, e poder proporcionar aos alunos reflexões sobre as mudanças dos esportes, desenvolvendo sua autonomia e autocrítica na possível escolha de novas atividades.