JOGOS COOPERATIVOS E SUA IMPORTANCIA NO AMBIENTE ESCOLAR NO 4º E 5º ANO
Resumo
A presente pesquisa foi realizada através de revisão de literatura, acredita-se que a pratica dos jogos cooperativos nas aulas de Educação Física no ensino fundamental I nos 4° e 5° anos, pode proporcionar melhor interação entre os alunos além de facilitar a socialização com as pessoas e com quem vivemos. A prática dos jogos cooperativos na formação dos alunos do ensino fundamental 1 pode potencializar os ensinamentos e conceitos dados pelo professor, além de promover novas experiências no âmbito escolar. Essa proposta pode transformar o ensino e criar momentos significativos na socialização entre alunos, é esse o momento onde todos se sentem parte importante e fundamental na realização da atividade. Possibilitando assim romper com a dominância da competição e levar cooperação além das escolas. A convivência é uma condição imutável da vida cotidiana. Na medida em que melhoramos a qualidade de nossas relações interpessoais e sociais, aperfeiçoamos nossas competências para gerar soluções benéficas para problemas comuns e aprimoramos a qualidade de vida na perspectiva de melhorá-la para todos. Para tanto, precisa -se de um movimento concentrado para dinamizar processos de interação social que resultem em uma dimensão ampliada de convivência humana. O objetivo primordial dos jogos cooperativos é criar oportunidades para o aprendizado cooperativo e a interação cooperativa prazerosa.