O RESGASTE DOS PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS DE KANT E ADORNO PARA EMANCIPAÇÃO DO SUJEITO NO SÉCULO XXI.
Resumo
Este artigo pretende, por meio do argumento do atual desafio da desinformação como sendo um dos mal-estares nocivos a sociedade contemporânea, resgatar os princípios da autonomia em Kant e de emancipação em Adorno. Para tal problematiza-se a educação como meio para a efetiva construção da autonomia com finalidade da formação de um sujeito critico e consciente de seu ser cidadão. Em Kant os desafios impostos de seu tempo, o fez buscar o rompimento das amarras, que aprisionavam a sociedade na "menoridade", isto 6, na ausência de autonomia. Ele propôs criticas a razão tradicional objetivando esclarecimento do homem por excelência. Entretanto, a tese kantiana não atingiu a razão esclarecida, pois todo o conhecimento mostrou-se instrumentalizado, pois manteve-se ligado aos interesses do capital. Nesse sentido, Adorno, ao diagnosticar estes efeitos nocivos do almejado esclarecimento do séc. XVIII e seus mecanismos de alienação instrumental, propôs um caminho à emancipação, por meio da educação, com intuito de emancipar e impedir a barbárie. A relevância dessa pesquisa apresenta-se devido ao fato da educação sempre enfrentar os desafios impostos à formação racional do homem como um cidadão emancipado. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica sobre as obras de Kant e Adorno procurando encontrar uma importante fonte de estudo e reflexões sobre o processo de formação da autonomia do sujeito frente as heteronomias da sociedade hoje.