Resumo
Este trabalho de revisão de literatura leva em consideração que a recreação, através de jogos e as brincadeiras, quando desenvolvidos com a intencionalidade profissional, pode ser um instrumento eficiente no desenvolvimento psicomotor e cognitivo de crianças. A recreação pode ser entendida como toda atividade e situação em que acontece a diversão, assim como relaxamento e entretenimento. Há uma infinidade de possibilidades de recreação existente na atualidade, especialmente porque cada pessoa pode descobrir e desenvolver interesses por diversas formas de recreação e diversão. A ludicidade, própria da recreação, garante um desenvolvimento psicomotor e cognitivo de forma prazerosa, especialmente com crianças. Neste sentido, cabe ao educador direcionar as atividades recreativas no sentido de proporcionar ambiente, materiais e estratégias para promover o desenvolvimento de habilidades efetivas, ou seja, habilidades que possibilitem aos indivíduos o desenvolvimento psicomotor e cognitivo que os auxiliem em sua vida prática. Assim, através da revisão de literatura, através da pesquisa qualitativa, este artigo tem por objetivo aferir que, com conhecimento (do desenvolvimento humano e de sua prática), planejamento e intencionalidade, os educadores físicos podem promover o desenvolvimento psicomotor e cognitivo, de forma prazerosa e eficiente.