DANÇA UMA FORMA LÚDICA DE APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Resumo
A dança não pode ser vista e desenvolvida apenas como forma de distração em eventos comemorativos nas instituições de ensino, mas sim como método de ensino e aprendizado, proporcionando ao aluno uma relação sociocultural no meio que está inserido. A dança traz como principio a intervenção do professor na abordagem do conteúdo, por meio do processo pedagógico nas aulas de Educação Física, enfatizando a dança pela ludicidade. Este trabalho tem como intuito investigar as possibilidades de intervenção do professor na abordagem Mica da dança no processo de ensino das aulas de Educação Física; os recursos didáticos e pedagógicos disponíveis, para expor a relevância da dança para o desenvolvimento do aluno. A pesquisa teve como amparo a análise bibliográfica, trazendo a dança como forma de aprendizado, corroborando na importância da dança no desenvolvimento para aquisição do conhecimento por parte do aluno, expondo assim a relevância que a dança, desenvolvida de maneira adequada, pode trazer inúmeros benefícios ao educando. Deste modo, identificou-se que a dança na Educação Física é eficaz para o aluno quando é proposta como método de ensino e não apenas atividade recreativa.