LEVANTAMENTO DOS PRINCIPAIS MOTIVOS DO DESINTERESSE DO ALUNO PELA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
Resumo
Ao iniciar a vida escolar, a criança se depara com ensino de língua materna, na leitura e na escrita. Na matemática há um desafio entre linguagem materna e linguagem matemática, com suas regras e linguagem especificas, vocabulários e símbolos inerentes à matemática. Sabemos porém, que ao entrar na escola, a criança já tem uma experiência concreta que foi adquirida na sua vivência, como por exemplo, somar brinquedos, dividir os doces, etc. Porém, ao entrar em contato com a disciplina, há uma certa rejeição já caracterizada por parte dos alunos. Essa rejeição é multifatorial, vindo muitas vezes de uma cultura já implantada na sociedade. Para o professor de matemática é imprescindível conhecer essas causa da rejeição para o desenvolvimento do seu trabalho. Pesquisas apontam que algumas causas da dificuldade por parte dos alunos em lidar com a disciplina são: experiências negativas em relação à disciplina falta de motivação dos professores, salas superlotadas, a exigência de raciocínio que acompanha a matemática e até mesmo a grande dificuldade de realizar a inferência entre a matemática da sala de aula e o cotidiano por diferentes motivos. A tarefa do professor de Matemática é árdua no que diz respeito ao ensino e aprendizagem da disciplina, pois requer conhecimentos teóricos à respeito de como ocorre a aprendizagem no aluno, aperfeiçoamento constante de técnicas e práticas para despertar o interesse no aluno e uma boa relação com os discentes também podem ser a chave para o equilíbrio entre alunos e professores de Matemática.