A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da inteligência emocional na relação professor e aluno da educação infantil. Busca-se, através de estudo, destacar aspectos da inteligência emocional que possam auxiliar no convívio entre professor e aluno sabendo que este no ensino da educação infantil é como o alicerce da educação. A inteligência emocional segundo Goleman (1995) pode ser dividida em cinco vertentes sendo elas: conhecer as próprias emoções, lidar com emoções, motivar-se, reconhecer as emoções nos outros e lidar com relacionamentos. Com isso capacitar professores na dimensão emocional é muito importante, sendo também uma necessidade sentida pelos mesmos. Os próprios reconhecem que é necessário autorregular as emoções para evitar o descontrole emocional, a fim de não prejudicar a ação pedagógica Estrela (2010). E para um bom relacionamento entre professor e aluno é muito importante que o professor tenha um perfil adequado para isso, para a autora tendo esse perfil melhoraria também o comprometimento docente e a automotivação. Fernandes (1998). E muito importante que o professor de educação infantil tenha conhecimento da inteligência emocional para que ele entenda a importância que se tem na relação com as crianças em formação, que um perfil adequado ajudaria assim com maior empenho com relação a educação, melhorando cada vez mais o ensino-aprendizagem.