A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DOS PRODUTOS NOTÁVEIS
Resumo
O presente artigo vem apresentar um trabalho, realizado sob uma perspectiva construtivista, aplicado a uma série de oitavo ano do Ensino Fundamental, tendo como base de pesquisa a disciplina de Matemática, principalmente o campo de ensino da álgebra. O trabalho tem como objetivo obter algumas melhorias com relação aprendizagem em sala de aula sobre conteúdo dos produtos notáveis, tomando como problema de pesquisa a relação entre abstração e operações concretas e a tão importante apropriação do conhecimento. Os referenciais teóricos utilizados foram os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o Currículo Oficial do Estado de São Paulo de Matemática e também as obras dos autores Jean Piaget e Maria Montessori, estudiosos cujo pensamento construtivista centraram-se no desenvolvimento humano e da aprendizagem, além do trabalho das autoras Maria Ignez de Souza Vieira Diniz e Eliane Reame de Souza, que aliado 6 obra do matemático George Polya, foram de suma importância para o desenvolvimento teórico e prático desta pesquisa.